Melindrosa Moderna - Por Aline Mira


O editorial de hoje é diferente, vamos falar do curso de Design de Moda - Estilismo do Centro Europeu, onde eu, Aline Mira me formei à pouco tempo. Embora já estivesse com trabalhos no cenário da moda, o curso de moda me proporcionou um conhecimento maior em termos teóricos. A escola me preparou a planejar e desenvolver coleções, sendo eu a única responsável pelo produto desde a criação até o meu lançamento, ou seja, o desfile que é realizado no final do curso. Cada aluno desenvolveu 10 criações e mais um look conceitual e comercial, direcionando a coleção para primavera/verão 2014/2015 e tendo como tema livre. Minha coleção foi de vestidos  de festas, olhem só minhas criações :D
A ideia é colocar a criatividade em prática. Para o conceito, não podia usar tecidos ou algo que aparecesse "usável", assim me dei conta que nos grandes desfiles, o conceito da coleção, é toda inspiração para mágica daquela noite. Foi onde mais me identifiquei, pois desta forma, detalhes antes despercebidos, tornaram-se um meio de matéria-prima, o que ajudou a multiplicar resultados. A experiência aguçou em mim um olhar mais atento e uma nova maneira de enxergar “o outro”. Assim, a comunicação visual se fez mais presente e efetiva no meu dia-a-dia. E voltando ao que eu estava falando - "viu como isto me leva tão longe hahaha" - e look comercial, eu tinha que fazer com que os olhos do consumidor brilha-se e almeja-se "aquele sapato vermelho da "louis vuitton". Era assim que eu via o meu look comercial, e acho que eu consegui colocar, durante este um ano de curso, uma bagagem de tudo que eu aprendi, a elegância, bom senso e bom gosto e fiz o meu desejo de vestido.
Busquei o meu tema numa época que sou apaixonada, a década de 20 foi marcada pelo jazz e pelas "melindrosas" – mulheres vanguardistas que apresentam um visual chocante: vestidos acima do joelho e maquiagem antes só utilizadas por atrizes e prostitutas. A primeira aparição da palavra e da imagem da melindrosa foi nos EUA no filme “The Flapper” de 1920. A palavra em português escolhida como tradução para de “Flapper” foi “melindrosa”, que no dicionário significa “mocinha exagerada nas maneiras e no vestir”.
De forma totalmente independente e fora do comportamento padrão da época, as melindrosas marcam história na década de 1920. Conhecidas por usar maquiagens exageradas e saias curtas, as melindrosas ainda bebiam e fumavam em público, além de dirigir automóveis e ver o sexo como algo casual. Este comportamento contra os ideais da época surge como resultado de uma onda de liberalismo, pós 1ª Guerra Mundial, conhecido pela expressão “anos loucos”.

Assim, inspirada no ritmo dos cabarés dos anos 20, reinventei a melindrosa. Com uma linguagem moderna e atual, a coleção foge do minimalismo chique, por vezes, sem sal. Apresenta extremo brilho, luxo e sensualidade que realçam a feminilidade. A sofisticação marcante com o toque inovador na simetria dá o tom visionário da coleção. O uso de pedrarias, bordados, rendas e penas só confirmam a elegância do tema. No maior clima glam; cintura baixa, com jeito melindrosa moderna, a releitura atual aposta, também, em materiais mais pesados como o couro.
Inspirada em filmes da época dos anos 20, a cartela de cores apresenta uma nuance clássica e glamorosa. “O Grande Gatsby” é representado pelo nude, o off White é o “The Flapper” o cinza claro é o “Moulin Rouge”, o cinza escuro é o “Romeu e Julieta”, o dourado é o “Meia noite em Paris” e o preto, predominante na maior parte da coleção é o “Luxo”; chique e nada despretensioso.
 Como elementos marcantes da época; vestidos de cintura reta, leves e elegantes, de comprimentos midi, acentuando o quadril e braços e costas à mostra foram preservados. Aliás, costas nuas é sucesso no nosso “red carpet! O comprimento mid domina a coleção ao lado de poucos longos. Para complementar o DNA da marca, o sexy ganha nas paradas. E abram as cortinas! 

Hoje ficamos só com o look comercial, amanhã eu mostro o look conceitual! Espero que tenham gostado da postagem de hoje. Para as pessoas interessadas, a escola oferece outros cursos profissionais 
-> www.centroeuropeu.com.br <- font="">

O cenário usado para este meu editorial, mesa e objetos decorativos, foi da loja Geovanna W Acessórios, parceria aqui do blog. ( 47 3026-3435 )

Um grande beijo da Aline Mira

0 Comente Aqui on "Melindrosa Moderna - Por Aline Mira"

Postar um comentário

Olá, obrigada pela visita!
Equipe Jots!

 

Copyright © 2012 Juntando os Trapos Elaborado por Kathy Castricini